Prefeitura Municipal de Jordânia

por Assessoria de Comunicação

29/09/2013 08:28

Jordânia - MG

Localização: latitude 15º54'01" sul e longitude 40º10'41" oeste, ,altitude de 198 metros. População 2004 - 10.040 habitantes. Área de 551,74 km².

Um pouco de sua história

Em 1933, O senhor Manuel Lima registrou um terreno as margens direita do córrego ribeirão, pertencente ao distrito de Salto Grande, município do Jequitinhonha terreno esse doado por Martinho Fernandes da Silva (Capitão), Jesuíno Craquimó e dona Maria Craquimó, à Nossa Senhora do Desterro para a fundação de um comércio.

A notícia desse acontecimento ocorreu rapidamente e logo chegaram ao local os primeiros moradores, onde já se encontravam Justino Silva, Manuel Paulino de Freitas, também conhecido por "Neca" , Lídio Figueiredo, Eliziário, João Silva.

Em Ribeirão do Salto, povoado, situado a margem esquerda do rio, na Bahia, chegou Elpídio Coelho dos Santos, á frente de um grupo. Estão também entre os primeiros habitantes do povoado: Clemente Dingo, José Urussu, José Evangelista Pessoa, Antônio Batista de Souza, Antônio Moreira dos Santos, Esmeraldo Pinto, João Ribeiro de Farias, Dona Bonifácia, Odilon Torres e José Joaquim.

Ao realizar-se a primeira feira o povoado consolidou-se e recebeu o nome de Palestina, logo se tornou uma  vila, passando assim a ter melhores condições de habitação, cujo centro administrativo e político era a cidade de Jacinto.

Em 1938, o povoado de Palestina foi elevado a categoria de Distrito de Paz. Subordinado ao Município de Vigia (atual Almenara) E em 1939, foi instalado a o cartório de paz, para o qual foi nomeado o Sr. Generoso Alves da Silva.

Em 1943, o nome de Palestina Mineira foi trocado por Jordânia, e na visão administrativa de 1948, foi criado o município de Jordânia para o qual o Dr. Aroldo Gomes Vilaça foi nomeado intendente ( hoje, a função de prefeito).

Na eleição de 1949, os senhores Adolfo Xavier Gomes e Juvêncio Pinheiro de Azevedo, foram eleitos, respectivamente prefeito e vice prefeito do município.

Final do corpo do documento e conteúdo da página